mercoledì 26 marzo 2014

Lisbona: il Patriarca ha benedetto le famiglie del Cammino che partiranno in Missione (POR)



Lisboa: Patriarca abençoou famílias do Caminho Neocatecumenal que vão partir em missão

Num encontro com 3500 membros do movimento, D. Manuel Clemente destacou «carismas e vocações nascidos destas comunidades»

*

Lisboa, 25 mar 2014 (Ecclesia) – O patriarca de Lisboa encontrou-se na Nazaré com cerca de 3500 membros do Caminho Neocatecumenal e abençoou as famílias da diocese que se preparam para partir em missão de evangelização pelo mundo.
Segundo um comunicado da paróquia anfitriã, enviado hoje à Agência ECCLESIA, D. Manuel Clemente salientou que aqueles irmãos “podem partir porque têm uma pequena comunidade que, embora não indo fisicamente com eles, os sustenta no apoio e na oração”.
No grupo de “novos missionários”, destaca-se a presença do pequeno “Manuel, com seis meses de idade, que parte com os seus pais e cinco irmãos para a Ásia”.
Através do compromisso de leigos, seminaristas e religiosos, o movimento está já ao serviço da Nova Evangelização “em locais tão diferentes” como Rússia, Escócia, Estados Unidos da América e Angola.
Durante o encontro com membros do Caminho Neocatecumenal vindos de 40 paróquias da diocese lisboeta, realizado no último sábado, D. Manuel Clemente teve oportunidade de destacar os “carismas e vocações nascidos destas comunidades”, considerando-as “uma graça de Jesus Cristo”.
Numa sociedade “cada vez mais cheia de palavras ocas”, este tipo de movimentos ajudam a reforçar o chamamento que é feito a todos os cristãos, de serem “evangelhos vividos e convivido para o mundo”, sustentou.
Para o patriarca, “reconstruir a humanidade” implica “construir comunidade”, à maneira do Caminho, por isso as paróquias de Lisboa, “embora vastas, geográfica e demograficamente, deverão tornar-se cada vez mais comunidades de comunidades, famílias de famílias, como dizia o Papa João Paulo II”.
Caminho Neocatecumenal nasceu há 50 anos em Espanha, por iniciativa do pintor e músico Kiko Argüello e da missionária Carmen Hernández e é reconhecido pela Igreja Católica como um itinerário de formação católica válido para a sociedade e os dias de hoje.
No Patriarcado de Lisboa o movimento conta ao todo com cerca de 120 comunidades.
JCP